Um roteiro adequado é muito importante quando o assunto é a abertura de um empreendimento.

O que preciso?

A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

Aqui, criamos um passo a passo para seguir e iniciar bem o seu novo negócio. Mas você também pode fazer parte do Desafio do Empreendedor. Acesse a página do desafio, cadastre-se e conte com conteúdos, ferramentas e outros materiais exclusivos para começar já a montar a sua empresa.

Etapas

Agora, veja o roteiro que o Sebrae criou para facilitar o seu trabalho. Confira, os seis passos para ter sucesso na abertura do seu empreendimento:

1. Saiba que negócio abrir

Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira os menus Ideias de negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

Ideias de negócios

Loja Virtual

Salão de Beleza

Food Truck

E diversas outras opções

Tipos e Ramos

Franquia

Escritório em casa

Comércio Eletrônico

Cooperativas e Associação

2. Veja se você tem perfil

Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando, você aprenderá como fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

3. Reúna informações sobre o negócio

Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

Mercado

Finanças

Marketing

Localização do empreendimento

Para isso, acesse a página Reúna informações e saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

4. Organize-se

A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. O menu Conheça o mercado ajudará você a construir o plano de negócios e a definir estratégias para posicionar corretamente a sua empreitada no mercado.

5. Saiba como obter crédito para o seu negócio

Fornecedores e os prazos de pagamento;

Financiamentos e análise das necessidades;

Renegocie o pagamento de empréstimos;

Qual o melhor financiamento para o seu negócio?

Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito?

6. Coloque a mão na massa

A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Visite o menu Registre a empresa e saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:

. Um guia prático para o registro de empresas

. Dicas e procedimentos para a formalização do nome da empresa

. Por que e para quê é importante escolher um nome para o seu negócio?

. Um passo a passo para entender as diferentes constituições de empresas e outras formas de atuação

. Curso EAD Sebrae Iniciando um Pequeno e Grande Negócio

FONTE: SEBRAE