1. Planejamento estratégico

Quando falamos em negócios da empresa, o    planejamento estratégico   deve ser compreendido como um conjunto de    processos, contínuos e sistemáticos, que concentram a atenção, recursos e esforços da empresa em um caminho para que ela se estruture e atinja seu propósito.

Deixar o planejamento estratégico é uma das consequências que levam muitos empresários à falência. As micro e pequenas são as que mais deixam passar despercebidos esta questão, por menosprezarem a importância de estratégias de curto a longo prazo.

Criar o seu planejamento estratégico pois ele é muito importante, você elabora cenários que proporcionam diversificar suas operações e projetar melhor seus investimentos, buscando sempre a evolução e sucesso da sua empresa.

1.1) qual a missão da sua empresa, qual o propósito do seu negócio?

1.2) qual a visão, qual a projeção da empresa para o futuro?

1.3) quais são os valores da sua empresa?

1.4) defina o prazo do seu planejamento estratégico;

1.5) quais são as metas específicas da empresa por área: produtos e serviços; marketing e vendas; recursos humanos; financeiro.

Conheça a Missão, Visão e Valores da Consta Gestor Contabilidade Ltda.

MISSÃO – Prestar serviços contábeis e informações gerenciais aos clientes, proporcionando soluções completas em consultoria contábil, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das empresas.

VISÃO – Estar entre os melhores Prestadores de Serviços Contábeis dos Campos Gerais do Paraná, num ambiente tecnológico atualizado, com uma equipe de colaboradores e associados em constante capacitação profissional.

VALORES

Ética – Visamos o bem comum, agindo sempre com honestidade e lealdade;

Confiança – Relacionamento com clientes e colaboradores de forma transparente;

Respeito – Tratamento gentil aos clientes, fornecedores e colaboradores;

Responsabilidade – Agilidade nas solicitações, buscamos a satisfação dos nossos clientes;

Profissionalismo – Realização dos procedimentos dentro das normas estabelecidas;

Credibilidade – Firme fundamento dos trabalhos que se esperam;

Competência – Foco em resultados.

2). Analise o ambiente interno e externo da sua empresa;

2.1) ambiente interno – quais são as forças e fraquezas da empresa;

2.2) ambiente externo – quais são as ameaças e oportunidades da empresa.

3) Desempenho da empresa e analise

3.1) manual de processos;

3.2) sistemas de informação;

3.3) Fixação de metas.

4) Objetivos estratégicos da empresa

4.1) crescimento econômico;

4.2) geográfico – ampliação de mercado, abrangência;

4.3) inovação e tecnologia.

5) Plano de ação

5.1) atividades – implementação, manutenção, evolução contínua;

5.2) cronograma –objetivos em determinado prazo;

5.3) recursos – humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e intangíveis;

5.4) busca de informações, ideias, sugestões.

6) Orçamento e indicadores

6.1) quantitativos – Indicadores tangíveis;

6.2) financeiros – Orçamento empresarial.

7) Estrutura organizacional

7.1) organograma;

7.2) atividades internas da empresa.

8) Revisão do planejamento estratégico

8.1) recursos humanos – pessoas;

8.2) planejamento operacional;

8.3) fatores econômicos;

8.4) fatores mercadológicos;

8.5) inovação e tecnologia.

Seguindo estas dicas, você poderá elaborar seu planejamento estratégico.

Por Roque Andrade – Consultor em Finanças; Contador; Sócio das empresas Conta Gestor Contabilidade e RA Consultoria Empresarial; Consultor Credenciado Sebrae-Pr; Especialista MBA em Finanças, Auditoria e Planejamento Tributário; Diretor do Secap Campos Gerais; Membro do IPEC Instituo de Estudos Contábeis de Ponta Grossa.