A organização dos dados e registros deve ser um hábito indispensável para controlar gastos, tomar decisões e ver qual a melhor opção em investimentos. A organização dos números é imprescindível tanto para o empreendedor como para o consumidor.

Empreendedores devem manter controles e anotações, porque sem registros não se sabe quais são os gastos fixos, variáveis e o faturamento de sua empresa. Os registros financeiros básicos são indispensáveis para a formulação do fluxo de caixa, no qual se consegue visualizar a saúde financeira da empresa.
Sempre é bom lembrar que empreendedores também são consumidores. Por isso lembre-se que não se pode misturar gastos pessoais com as despesas da empresa.

Se o consumidor não registrar os valores recebidos e gastos, não saberá onde seu salário está sendo aplicado e também não saberá quanto falta ou sobra para uma reserva ou aplicação.
Para organizar seus números, os consumidores, devem classificá-los em gastos essenciais e gastos não essenciais. Após esta definição será necessário elaborar uma planilha, utilizando a tecnologia digital permitindo agilidade e praticidade nos controles. Ela irá demonstrar a situação dos recursos obtidos e também apontar onde seus números foram aplicados. Depois de fazer isso fica muito mais fácil tomar suas decisões, ou seja, quanto pode gastar e quanto pode poupar.

Procure a orientação de um Contador, isso pode ajudar muito, pois é o profissional habilitado que auxilia na organização e análise dos controles  financeiros.

Roque de Andrade – Contador – Especialista em Contabilidade, Finanças e Planejamento Tributário.